domingo, 10 de fevereiro de 2019

Cartão


A Cura pela Fala



O falar acalma a tensão e angústia. Através da fala, é dada ao paciente a oportunidade de se conectar com ideias recalcadas que produzem os sintomas atuais. Assim, ele passa a ter uma nova compreensão desta memória. Supõe-se que, na medida em que o paciente mantém ideias recalcadas de eventos ligados ao passado, este passado torna-se presente, uma vez que é constantemente atualizado através dos sintomas. Quando a reação é reprimida, o afeto permanece ligado à lembrança e produz o sintoma.
  
No caso de Ana O, verbalizar a suas alucinações causava um alívio. Ela chamava isto de "limpeza de chaminé". Processo este que era tão eficaz que Breuer pôde diminuir os remédios que tranquilizavam e aliviavam suas dores. Os traumas psíquicos estavam continuamente relacionados a afetos que necessitavam de uma expressão verbal para que os sintomas físicos desaparecessem.

sábado, 9 de fevereiro de 2019

A terapia e as transformações




Aceite que a administração vai mudar. O ambiente vai mudar. Mudanças acontecerão com as pessoas a sua volta. Mudanças podem acontecer também com você. Seja a pessoa que diz: “Deixa eu ver o que posso mudar para melhorar as coisas…”
Comece modificando pequenas coisas do dia a dia, até que isso se torne um modo de viver.

Modifique a sua casa, seu escritório, seus cabelos. Mude de penteado. Mude a maneira de se vestir. Troque as coisas de lugar no seu quarto, na sua casa e no seu escritório. Conheça alguns tipos dessemelhantes de comida. Vá para lugares singulares nas férias. Conheça novas pessoas. Mude!

Torne as mudanças um hábito. Comece aos poucos, não pare, ainda que pareça ser difícil. Lembre-se que praticamente todas as coisas que você aprendeu na vida foi difícil. Desde o fazer o laço em seus sapatos, andar de bicicleta, atravessar a rua sozinha, e você conseguiu fazer tudo isso. Coisa simples e complexas também. Você aprendeu e com a aprendizagem houve mudanças!!!
A psicanálise é um processo que favorece as mudanças na vida de qualquer pessoa. Não é a toa que durante a terapia passa-se por procedimento que pode ser ilustrado como sendo um casulo e, tempos depois surgem as borboletas.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Conhecendo e Entendendo a si Mesmo


Entender-se e descobrir-se faz de cada um de nós pessoas melhores. Lapidar conceitos sobre si mesmo, melhorar a autoestima e a autoimagem nos fazem mais felizes. Conhecer e aceitar nossas características, por exemplo, são etapas importantes para nos tornarmos maduros emocionalmente. A não aceitação de si mesmo é receita de fracasso em qualquer quesito da nossa vida. Evoluir e buscar o que se quer é uma obrigação tão grande quanto cuidar da saúde física. A psicanálise é um processo de desvendar-se e superar os obstáculos criados muitas vezes por nós mesmos.

Enfrentando o medo!

  O medo provoca uma reação rápida e involuntária no nosso cérebro. Coloca em funcionamento uma rede complexa que nos permite iniciar compor...