quinta-feira, 12 de setembro de 2019


Diferente do que muita gente pensa, a psicoterapia vai além do simples desabafo. A grande maioria tem como base na crença de que fazer terapia seria semelhante a desabafar com um amigo. Mas na realidade, a psicoterapia cumpre uma função diferente do simples desabafo.
Os amigos são semelhantes a uma rede de sustentação que pode aliviar as quedas do outro. São as pessoas especiais escolhidas para participar da vida do outro, e vice versa.  A eles pede-se e dá-se conselhos, o colo e o ombro para chorar. O psicanalista por sua vez, mesmo sendo em uma pequena porção do tempo, leva o paciente a se responsabilizar por sua vida, suas escolhas, atitudes e comportamentos. Seu objetivo é fazer com que cada analisando se responsabilize por sua vida, suas escolhas, suas atitudes e comportamentos. A psicanálise conduz o paciente ao entendimento de que a verdadeira mudança vem de abraçar a sua própria causa e encontrar novas formas mais adequadas de enfrentar os desafios que a vida impõe de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Enfrentando o medo!

  O medo provoca uma reação rápida e involuntária no nosso cérebro. Coloca em funcionamento uma rede complexa que nos permite iniciar compor...